Campus Sinop avança na conquista de medalhas no 5º JIFMT

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 25 de Maio de 2018 às 11:30

O desempenho do Campus Avançado de Sinop no 5º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso, que acontece até sexta-feira (25), em Primavera do Leste, foi marcado pelo avanço na conquista de medalhas. Chefe da delegação que conta 45 estudantes, o professor de Educação Física, Rafael Martins Chaves destacou que a performance deles surpreendeu diante das condições estruturais para preparação. “Nas modalidades coletivas, montamos 3 equipes, no masculino e feminino, sendo handebol, basquete e futsal. Dessa vez não conseguimos nos classificar em nenhuma modalidade para próxima etapa, ficamos nas classificatórias. Mas no nosso Campus estamos construindo um trabalho, de cada vez mais aumentar a participação de alunos no esporte. Conseguimos os maiores resultados no atletismo e na natação. Foram 13 medalhas, 6 no atletismo e o restante na natação”.

Rafael ainda destacou a preparação. “O espaço que utilizamos lá fruto de um convênio que temos com uma escola vizinha, uma escola estadual que libera a quadra para nós usarmos nos horários que não tem aula. Treinávamos também todos os sábados e alguns dias da semana em espaços públicos, já que nosso Campus não tem nenhum espaço destinado à prática esportiva para favorecer nossos treinamentos”, disse. “Mas estamos a cada ano nos superando, mostrando resultados. O primeiro JIFMT que participamos foi de Tangará da Serra e agora só estamos aumentando o quadro de medalhas, e se der tudo certo, vamos continuar assim”.

O chefe da delegação ainda ressaltou a estrutura e organização dos Jogos em Primavera. “Muito boas. É uma responsabilidade muito grande organizar os jogos. A cada ano que passa é um Campus superando o outro na organização do evento. Então, fica uma responsabilidade muito grande para quem vai realizar o próximo”.

Diretora Geral do Campus de Sinop, Gilma Silva Chitarra também enalteceu a atuação dos atletas. “O desempenho foi maior ainda nos esportes individuais e em boa parte da delegação, são alunos de primeiro ano do ensino médio”, ressaltou, ao destacar ainda a estrutura dos Jogos em Primavera e a importância da prática esportiva. “Um evento bem organizado. O esporte contribui como formação, é essencial. Os alunos aprendem a viver em coletividade e lidar também com a derrota, trabalhar em equipe, respeitar um ao outro, disciplina”, finalizou.