IFMT
início do conteúdo

JIFMT movimenta economia em Primavera do Leste e taxa de ocupação nos hotéis chega a 85%

Publicado por: Campus Cuiabá / 21 de Maio de 2018 às 17:36

A 5ª Edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso tem movimentado a economia em Primavera do Leste. Somente no setor de hotelaria, área diretamente ligada ao evento, a ocupação dos leitos já chega a 85%, de acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas local. Há reflexos ainda no setor alimentício e até de vestuário.

De acordo com o presidente da CDL, Naudir Rohr, o clima é de otimismo. “Estamos muito felizes com um evento dessa dimensão na cidade e foi como o esperado, pois tem repercutido em várias áreas da economia, como o setor hoteleiro e o alimentício. Quero parabenizar o Dimorvan Brescancim, diretor-geral do Campus e todos os envolvidos, pela organização. É esse tipo de ação que deixa o IFMT mais forte na nossa cidade e também no Estado”, declarou.

Segundo o coordenador de esportes no município, Geraldo Ribeiro Rodrigues de Mello Neto, o evento tem atendido a expectativa. “Para Primavera do Leste é muito importante, como foi comentado pelo prefeito Léo Bortolin. O esporte é essencial na formação dos jovens. Mas agora, quando se fala em economia, temos outra dimensão dos Jogos do Instituto Federal, que atende aí pouco mais de 1,2 mil estudantes, que vieram conhecer a cidade e fomentar a parte hoteleira alimentação”.

O coordenador ainda falou da estrutura para as 11 modalidades esportivas: Basquetebol, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Voleibol, Vôlei de Areia, Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez. “Em toda estrutura que está sendo utilizada para o esporte, tivemos o bom senso, e temos parcerias com escolas particulares, estaduais, universidades para utilização dos espaços”, explicou.

Geraldo falou ainda da experiencia que obteve na realização dos Jogos escolares. “Passamos pelos Jogos Escolares e eles nos deram uma base para o JIFs, que exige uma ampla estrutura. A população vê com bons olhos o evento. Nosso prefeito sempre valorizou o esporte que traz um conceito moral e tudo que o esporte pode fomentar”, frisou.

Os JIFs foram abertos oficialmente neste domingo (21). Até dia 25, as equipes campeãs se classificarão para a etapa regional dos Jogos do Instituto Federal etapa Centro-Oeste (JIFCO) que ocorrerá em Goiânia, sediado no Instituto Federal de Goiás (IFG), no período 27 a 31 de agosto de 2018. Posteriormente, os vencedores do IFMT no JIFCO participarão da etapa nacional em Fortaleza, no Ceará, no período de 24 a 28 de setembro, tendo como instituto sede, o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Os 5º JIFMT tem os seguintes parceiros em Primavera do Leste: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, UNIC - Primavera do Leste, Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, Secretarias Municipais de Saúde, de Educação, de Cultura, de Infraestrutura e o Departamento de Esporte, Igreja São Francisco, Academia Bushido, Escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana, Escola Municipal 13 de Maio, Escola Municipal Parma Vida, Sociedade Aquática de Primavera do Leste, Salão Paroquial da Igreja de São Cristóvão e Primacredi.